terça-feira, 1 de julho de 2008

O Presente

Recebeu o pacote da filha, abriu e estranhou a embalagem - papel de presente - e o beijo de parabéns.
_ Por quê?
_ E porque não? Qualquer dia é dia de presentear. Disse a filha.
_ Eu sei, eu sei. Mas logo hoje, com parabéns e tudo mais?
_ Hoje é um dia como outro qualquer. Convencionalmente passou a ser chamado de Dia das Mães, só isso pai.
_ Eu sei filha, mesmo assim acho estranho. Você há de convir que não é comum um homem receber presente no Dia das Mães.
_ Lá vem o senhor defendendo ideias ultrapassadas. Deixa de ser machista pai! Me diga por que um homem não pode receber presente no Dia das Mães? Principalmente você que só não fez amamentar.
_ É uma questão de princípios. Eu acho que...
_ Bobagem, pai. Considerando o que você me ensinou, a concepção depende dos dois e, no meu caso específico, que sou mulher, a contribuição cromossômica de vocês foi a mesma, cada um contribuiu com um cromossomo X. Portanto, o conceito de pai e mãe é somente uma questão de gênero.
_ É o seu ponto de vista.
_ Pai nós vivemos numa sociedade moderna onde é comum o homem assumir o papel de mãe e vice-versa
_ Em casos especiais: separação, divórcio, morte de um dos cônjuges...
_ Não necessariamente. Quando um casal mantém um bom relacionamento e divide responsabilidades, a criação dos filhos está implícita, independente do sexo. Lembra quando você me dava banho e me vestia?
_ Bons tempos aqueles! Tenho saudades de tudo. Especialmente das nossas brincadeiras.
_ Eu também. Quer continuar o assunto?
_ Quero. Em relação ao início da vida da criança o papel da mãe é fundamental. A amamentação é muito importante para que o bebê cresça forte e saudável além de aproximá-las afetivamente.
_ Concordo. Você está certo quanto a importância da amamentação para a saúde da criança. Lembre,porém que antigamente em muitas famílias abastadas, isso era feito por uma ama-de-leite quando a mãe não podia ou não queria amamentar, o que ocorria na maioria das vezes. Hoje existem os bancos de leite materno que têm a mesma função. Portanto, importante mesmo são o carinho e a afetividade que não têm sexo.
_ Ainda acho que pai é pai e mãe é mãe.
_ Tipo aquele comercial " onde um pneu é um pneu", não é? Essa sua ideia conservadora está prá lá de ultrapassada.
_ Minha filha quem é que abriga e carrega a criança durante a gravidez?
_ É a mãe claro. Mas pode não ser, obrigatoriamente, a mãe biológica.
_ Você tá se referindo a...
_ Barriga de aluguel, lógico.
_ Sei não. E quanto ao pai, o que você me diz?
_ O pai biológico? Não muita coisa. Você, como professor, sabe melhor do que a maioria das pessoas que os espermatozóides podem ser provenientes de um banco de sêmen.
_ Seus argumentos acabam, simplesmente, com o conceito de família
_ Geneticamente, apenas. Quanto ao lado afetivo, não. Isso é diferente. Em muitos casos de adoção a paternidade genética é desconhecida. Esse fato, entretanto, não impede a felicidade da família formada.
_ Mesmo assim ainda prefiro a criação à moda antiga.
_ Isso é o básico, o ideal. O que você me diz da adoção feita por casais de homossexuais?
_ Não tenho opinião formada.
Era uma forma de fugir ao assunto. Calou-se mas a filha continuou dissertando sobre a igualdade dos papeis do homem e da mulher na sociedade moderna. Apesar de não comungar totalmente com suas teorias, estava encantado - ainda mais - com a filha. Admirava a capacidade com que defendia suas ideias. Era muito convincente, persuasiva. Fechou os olhos, voltou no tempo e reviu aquela linda e irrequieta garotinha sempre nos seus calcanhares a repetir: " Oh Paiê"; " Para pai"; " pai". Foi trazido, novamente, à realidade pela pergunta da filha.
_ Me diga, pelo menos, se gostou do presente
_ É maravilhoso. Estava mesmo querendo ler alguma coisa bacana. Obrigado.
Ficou refletindo sobre a evolução dos tempos e a necessidade de adaptação do homem - independente do sexo - à vida moderna. Todavia, duas dúvidas passaram a martelar sua mente. Como pai teria sido uma boa mãe? No Dia dos Pais receberia alguma coisa de presente?

Nenhum comentário: