sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lei do Jaque

_ Meu bem, o que que está havendo? Ela perguntou carinhosamente passando a mão nos pelos do tórax dele.
Encontravam-se num motel seminus e ela não conseguia enteder o comportamento dele. Estava estranho, capiongo, pra baixo - em todos os sentidos. Ele permaneceu calado, pensativo, distante. Passado algum tempo, falou:
_ É o nosso relacionamento.
_ O que que há?
_ Não é certo.
_ Por quê?
_ Meu pai me chamou a atenção sobre nosso relacionamento. Com base na lei...
Ela não o deixou concluir.
_ Por que isso agora, nesse momento? De onde seu pai tirou essa idéia se nem me conhece?
_ Meu pai lhe conhece sim. Aliás, vocês se conhecem muito bem. Ontem, quando foi me buscar na faculdade ele lhe viu.
_ Eu também vi ele e não o conheço. Até estranhei o fato dele ser branco e você moreno. Deve ter puxado a sua mãe.
_ Não é nada disso. Você viu o motorista. Meu pai estava no banco de trás. É moreno como eu.
Ele lhe viu , estranhou e não gostou do seu cabelo louro.
_ Não gostou do meu cabelo, e daí? O que é que ele tem contra as louras? Isso é racismo e dá cadeia.
_ Não tem nada de racismo.
_ Então, qual é o problema? Por que o nosso relacionamento não é possível? E nossos planos? E meus sentimentos?
_ Calma. Primeiro não fale nos seus sentimentos. Na realidade são nossos sentimentos. Nossos planos vão por água abaixo porque nosso relacionamento é incestuoso.
_ Como incestuoso?
_ Acontece que meu pai atual, antes de casar com minha mãe, foi casado com a sua. Nós somos irmãos.
_ Quer dizer que seu pai é...
_ Meu padrasto. Ele é meu padrasto e seu pai legítimo. Por isso não gostou da cor do seu cabelo oxigenado. Apesar de não ser meu pai biológico, não concorda com o nosso relacionamento. Ele é muito conservador. Disse que a Igreja não permite nosso relacionamento nem nossa união já que somos irmãos. Disse ainda que você não pode ser nora dele já que é sua filha e que sua mãe não pode ser minha sogra já que é ex-esposa dele. Dorinha, minha irmã, não pode ser sua cunhada já que também é sua irmã. E por último, já que somos irmãos, nossos filhos...
_ Pare. Por favor pare com essa genalogia esdrúxula e incestuosa. E a tal lei que você falou?
_ Lei do Jaque.
_ Lei do Jack. A pronúncia certa é "jeque". Lei do Jack.
_ Não, é lei do Jaque mesmo.
_ Como assim?
_ Quando meu pai quer pedir ou explicar alguma coisa a alguém, sempre usa a lei do " já que". Por exemplo, durante as refeições quando alguém se levanta da mesa ele diz: " Já que você se levantou..." ou " Já que você terminou..." e pede algo. Entendeu?
_ Entendi. Entendi muito bem.
Levantou-se deixando-o na cama e começou a vestir-se.
_ O que que você tá fazendo?
Resolveu pagar na mesma moeda.
_ Já que somos irmãos, nosso relacionamento é impossível, certo?
_ Certo.
_ Já que nosso relacionamento é impossível não é correto ficarmos pelados num motel se não temos nada para fazer aqui.
Acabaram o relacionamento. No início foi muito difícil. Ela sofreu que só couro de pisar fumo. Comeu a pão que o diabo amassou mas não entregou os pontos. Como o tempo é a cura de todos os males, acabou entendendo e aceitando os fatos. Tanto aceitou que passou a utilizar, vez por outra a lei do " já que". Sem ter nem porque, lá estava ela: " já que isso..." ou " já que aquilo..."
Algum tempo depois conheceu, numa balada, um cara que era uma xerox ambulante do seu ex.
Ex o que? Namorado? Irmão? Não interessa. Tentou evitá-lo mas não conseguiu. "Será outro irmão? Creio que não".
Começaram a sair juntos. Após uns seis meses, na véspera de um feriado prolongado, ele ligou convidando-a para ir ao sítio dos pais.
_ Vai ser legal. Só a gente, coisa de família. Algo bem íntimo. Assim nos conhecemos melhor. Não quero forçar a barra. Só se você tiver a fim.
Ela pensou um pouco, lembrou do episódio do motel e respondeu:
_ Claro que quero ir. Mas antes posso fazer uma pergunta indiscreta?
_ Pode sim.
_ Seus pais já foram divorciados?
_ Já. Mas o que isso tem a ver com a viagem?
_ Nada não. Depois eu explico.
_ E aí, tamos certos?
_ Estamos. Mas, já que vamos passar o fim de semana juntos, algo bem íntimo como você mesmo disse, quero que consiga, antes da viagem, duas cópias autenticadas: uma de seu Registro de Nascimento e a outra da Certidão de Casamento dos seus pais!

Nenhum comentário: